Sineal se reúne com Alexandre Ayres para discutir situação da saúde em Alagoas

Na última terça, o Sineal participou de uma reunião com o secretário de Saúde do Estado de Alagoas, Alexandre Ayres, para debater questões envolvendo a saúde pública alagoana. Temas como a situação de demissões do Hospital Metropolitano, a falta de pagamento da insalubridade e a retirada de um valor pago aos profissionais do Hospital da Mulher, além de repasses para instituições de saúde no interior, foram discutidos.

A presidenta do Sineal, Renilda Barreto, representou o sindicato no encontro para esclarecer alguns pontos importantes para os enfermeiros servidores do estado. O sindicato foi procurado por alguns enfermeiros para tratar sobre as demissões do Hospital Metropolitano nos últimos dias. Questionado sobre isso, o secretário Ayres confirmou as demissões e justificou que a baixa dos casos da covid-19 acabou fazendo que com as contratações pelo processo seletivo fossem suspensas. Garantiu ainda que foram pagas as verbas conforme contrato feito com os trabalhadores.

Um outro tema sensível, que foi debatido na reunião, foi a falta de pagamento da insalubridade e a retirada de um valor pago aos profissionais do Hospital da Mulher. Após a apresentação das queixas da categoria, o secretário pediu que a discussão fosse retomada após o período eleitoral, para não configurar um “benefício indevido”. Ele se comprometeu a retomar o debate  no início de dezembro. 

Renilda, após a reunião, comentou sobre a importância do encontro. "A reunião com o secretário foi bastante produtiva. O Sineal seguirá cobrando posições dos governantes buscando soluções para a categoria e a saúde pública alagoana", disse.

Unidades de saúde 

Um ponto destacado na reunião foram as unidades que vem sofrendo com falta de repasses, como o Hospital São Vicente de Paulo, em União dos Palmares. Alexandre Ayres disse ter decidido reestruturar e permanecer com o serviço de atendimento pediátrico. Outras instituições que estão na mesma situação de falta de repasse receberam a promessa de que a situação será solucionada em breve.


Tags: Alagoas Movimento Responsabilidade

Nossos Parceiros