Sineal promove debate sobre a reabertura das atividades produtivas em Alagoas

Na tarde da última terça-feira (23) o Sineal promoveu uma live no seu perfil no facebook para discutir a proposta governamental de retorno das atividades produtivas em Alagoas. O debate contou com a participação da presidenta Renilda Barreto, além da Dra. Raquel Guimarães, médica infectologista do Hospital Universitário, e do Procurador do Trabalho Rodrigo Alencar. 

Durante cerca de uma hora e meia, eles analisaram a conjuntura atual do combate à covid-19 no estado de Alagoas e abordaram vários pontos preocupantes diante dessa iminente reabertura: sobrecarga de trabalho dos profissionais da saúde, falta de testes e EPI’s, ausência da participação dos trabalhadores nas discussões sobre a reabertura, subnotificação da pandemia, ocupação de leitos em UTIs, dentre outros temas pertinentes.

Um dos momentos mais importantes da discussão foi quando Renilda destacou as condições de risco em que as enfermeiras e enfermeiros alagoanos vêm trabalhando. Ela destacou que alguns profissionais chegam a trabalhar em plantões de 24 horas quase que ininterruptas, muitas vezes sem os materiais de proteção necessários para a melhor prestação do atendimento ao público.

A presidenta fez questão de destacar a importância do debate não só para a categoria, mas para toda sociedade alagoana. “Estamos vivendo um período crítico da pandemia aqui no estado. Um debate como este é importante para tentar esclarecer dúvidas e apontar os problemas que existem neste planejamento para a reabertura, que pode gerar consequências gravíssimas”, disse a dirigente.

Para quem ainda não viu, o debate está disponível, na íntegra, na página do Sineal no Facebook.


Tags: MPT Orientação COVID-19 Coronavírus

Nossos Parceiros