SINEAL participa de reunião com secretários do governo estadual para tratar do piso da enfermagem

A presidente do SINEAL, Cinthia Carvalho participou na tarde desta segunda-feira (21) de uma reunião com vários secretários do Governo do Estado de Alagoas para tratar dos detalhes do pagamento do Piso da Enfermagem e outros assuntos de interesse da categoria. 

Dinheiro na conta dos servidores

Inicialmente, o SINEAL quis saber como será feito na prática o pagamento do Piso aqui em Alagoas. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Gabriel Albino a folha de pagamento do mês de agosto já está fechada, pois é concluída todo dia 20 de cada mês. Albino disse que o pagamento deverá está disponível na folha de setembro, ou em folha complementar, dependendo do repasse dos recursos federais por parte do Ministério da Saúde (MS). “Há uma grande expectativa por parte da Enfermagem quanto ao pagamento do Piso e sua efetiva implantação no Estado”, disse Cinthia Carvalho. 

Projeto do Piso na Assembleia Legislativa 

Outro ponto levantado na reunião foi o Projeto de Lei já enviado à Assembleia Legislativa com relação a implantação do Piso da Enfermagem. Gabriel Albino confirmou que o governo já enviou este Projeto à ALE e que agora depende dos deputados estaduais para aprovação, cabendo aos representantes da Enfermagem exercerem a pressão necessária nos parlamentares para a aprovação. 

Precarizados

Cinthia Carvalho foi enfática ao questionar os gestores sobre o tratamento dos chamados ‘precarizados’, que amargam péssimas condições de trabalho e redução de vários direitos trabalhistas, inclusive do recebimento do décimo terceiro salário. O secretário Gabriel Albino disse que já notificou o governador Paulo Dantas sobre a situação e espera que em breve o governo deve apresentar uma solução para este caso. 
Ainda sobre a situação dos precarizados ficou agendado para acontecer nesta mesma segunda-feira (21) uma reunião na Secretaria de Saúde Estadual para tratar do assunto como secretário executivo da pasta Guilherme Lopes. Em breve o SINEAL deverá dar os informes sobre esta reunião. 


Presentes à reunião

Incialmente, a reunião seria com o governador Paulo Dantas, que alegou incompatibilidade de agenda, mandando para falar com os representantes da Enfermagem a secretária do Gabinete Civil, Roseane Vasconcelos, o secretário de Planejamento e Gestão, Gabriel Albino e o secretário executivo da Secretaria de Saúde, Guilherme Lopes. A reunião foi agendada pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que participou com vários diretores. A reunião contou ainda com participação da enfermeira e deputada federal, Ana Paula, do Ceará.


Tags:

Nossos Parceiros