Sineal homenageia enfermeira exemplo de dedicação à saúde pública

Há quatro dias, a enfermagem alagoana perdeu uma das suas mais dignas representantes. A enfermeira Estefânia Ramires foi vitimada pela Covid-19.

A Estefânia atuava na enfermagem há mais de duas décadas. Ela era uma daquelas figuras humanas que orgulham a profissão. Natural de Maceió, ela foi pioneira na instalação do PSF no bairro de Ipioca em 1996. Depois, participou da fundação da Unidade de Saúde da Família (USF) João Moreira, no Jacintinho, em 2003. Talvez por isto, tornou-se uma grande defensora do SUS.

Numa das suas postagens, no seu perfil numa sua rede social, ela escreveu: "25 anos acreditando sempre que a saúde pública é o principal caminho nesse maravilhoso mundo chamado SUS". Na foto (que repostamos acima), que acompanhava a legenda, ela sorria posicionada no meio de uma das ruas da comunidade João Moreira. Vestia a camisa do PSF onde atuava.

Aliás, o sorriso e a alegria eram as marcas dessa trabalhadora da saúde. Numa linda homenagem, a colega de PSF e de vida, a Enfermeira Ticiane Carvalho, destacou: "Estefania sempre foi e será lembrada pela sua marca especial do seu sorriso fácil e sincero. Sua alegria, sua leveza para encarar às adversidades. Mas uma mulher forte, de fibra, profissional lutadora  e incentivadora para lutarmos  pelos  nossos  direitos."

A Presidente do Sineal, Renilda Barreto, também lamentou a partida precoce da amiga. Numa rede social, a dirigente escreveu: "Seu sorriso doce, sua alegria e sua dedicação serão sempre lembrados. Vai em paz, amiga". Porém, foi a Estefânia quem resumiu melhor a si mesma. Citando Cora Coralina, ela escreveu: Não sei se a vida é curta ou longa para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos os corações das pessoas".


Tags: SUS saúde enfermagem Sineal mulheres, destaque, homenagem Alagoas Maceió COVID-19 Coronavírus

Nossos Parceiros