Sineal garante afastamento de enfermeiras gestantes em Arapiraca

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal) garantiu a segurança de duas enfermeiras gestantes do município de Arapiraca nesse período de combate à COVID-19. Após ação da entidade, as trabalhadoras foram afastadas do hospital particular onde atuam com todos os direitos garantidos.

De início, as duas gestantes seriam afastadas das atividades de forma incorreta: Uma seria afastada com o auxílio-doença e a outra pelo período de férias. No entanto, a medida seria falha, visto que qualquer gestante ou lactante que estiver exposta a condições insalubres, devem ser desligadas temporariamente de suas atividades, ainda mais no atual momento, quando todo o ambiente hospitalar encontra-se vulnerável à contaminação.

Através da ação do sindicato, as duas enfermeiras foram afastadas com o devido auxílio-maternidade e o adicional de 20% de insalubridade garantido. A decisão também segue a vitória do Sineal no município, que acordou em adotar medidas preventivas ao novo coronavírus em todas as unidades de saúde.

A presidente do Sineal, Renilda Barreto, ressalta a importância da vitória e orienta sobre o afastamento de enfermeiras gestantes. "As gestantes não devem estar na linha de frente e devem ser afastadas de acordo com o que dispõe a lei. O sindicato também enxerga o lado humano dessas enfermeiras enquanto mães, e entende que esse é um momento que exige cuidado e segurança, por isso lutamos para preservar esses direitos", afirma.


Tags: Vitória Arapiraca

Nossos Parceiros