SINEAL cobra testagem regular de profissionais de enfermagem

A pandemia causada pelo coronavírus continua se alastrando em Alagoas. Os profissionais da enfermagem trabalham incansavelmente pela saúde da população e o SINEAL segue lutando pelos direitos da categoria. Um dos pontos sensíveis que vem deixando a desejar é a quantidade de testes disponibilizados.

As enfermeiras e os enfermeiros têm permanente contato com pacientes contaminados pelo sars cov-2. Por isto, é fundamental uma testagem em massa de quem trabalha na linha de frente. Pensando nisso, o sindicato vem atuando, através do setor jurídico, para cobrar ações governamentais que garantam a aplicação sistemática de testes de detecção da covid-19 para todos os profissionais, inclusive os assintomáticos.

Nacionalmente, já há um precedente jurídico para que haja essa testagem dos profissionais de enfermagem. O agravo de instrumento na ação civil pública 1013650-34.2020.4.01.0000 garante aos profissionais de Saúde, em especial de enfermagem, o direito de realização de testes para covid-19, mesmo que não apresentem sintomas clínicos. A decisão do desembargador Jirair Aram Meguerian, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) determina que a União coordene ações do Sistema Único de Saúde (SUS) para ampla testagem dos profissionais, inclusive os assintomáticos. 

Mesmo com essa decisão, válida para toda a rede pública de saúde, o sindicato vem recebendo queixas devido à falta de testagem regular em algumas unidades de saúde. Tanto que, através de ação do SINEAL na Justiça do Trabalho, o sindicato requereu que o Governo do Estado e a UNCISAL realizem testes periódicos em enfermeiras e enfermeiros do Hospital Santa Mônica, um dos principais centros de atendimento dos pacientes da covid-19.

Renilda Barreto, presidenta do SINEAL, ressaltou a importância da realização dos testes para dar mais segurança aos profissionais de enfermagem e para a população. “Tanto a população quanto às enfermeiras e enfermeiros estão correndo um grande risco sem a devida testagem dos profissionais da saúde. Estamos lutando para que haja uma organização para testagem regular, protegendo a saúde da categoria e dos pacientes que nós atendemos”, disse.


Tags: Justiça do Trabalho Alagoas Nacional Maceió COVID-19 Coronavírus

Nossos Parceiros