SINEAL cobra ações efetivas para proteger enfermeiros

No último domingo, Alagoas registrou a morte da técnica de enfermagem Fátima Duarte, de 54 anos. Trabalhadora da Unidade de Emergência de Arapiraca, Fátima acabou sendo mais uma das vítimas da covid-19 em Alagoas. No total, já são quatro profissionais de enfermagem (sendo uma técnica e três enfermeiros) em Alagoas que faleceram por conta da pandemia em 2020. 

Segundo números divulgados pelo Coren/AL, já são 60 enfermeiros confirmados (3 óbitos),  além de 121 enfermeiros suspeitos. Entre os técnicos de enfermagem, 132 profissionais confirmados (1 óbito), além de 364 casos suspeitos. Os números assustam e mostram que a luta que o sindicato vem travando para conseguir o afastamento ou remanejamento dos profissionais de enfermagem que fazem parte do grupo de risco da covid-19 é fundamental.

Além disso, o investimento em EPIs em quantidade e qualidade, junto com a necessidade de testes sistemáticos para todos os profissionais da saúde, tem sido pautas constantes na luta do Sineal, junto ao Movimento Sindical Unificado de entidades da saúde, para dar mais segurança ao exercício da profissão de enfermagem.

O Sineal vem promovendo diversas ações, inclusive na justiça, para a melhoria das condições de trabalho de enfermeiras e enfermeiros do estado. Conquistas como o afastamento de profissionais de enfermagem do grupo de risco em Maceió, Arapiraca, Anadia e Rio Largo, ou a obrigação da melhoria nos EPI’s por parte do Estado são algumas das vitórias no período. Mas sabemos que ainda há muito para ser feito.

A presidenta Renilda Barreto cobra ações diretas dos governantes por melhores condições de trabalho para os profissionais da saúde. “Infelizmente, mais uma companheira tombou em meio à luta contra a pandemia. Seguiremos cobrando ações efetivas dos governantes, como melhoria na quantidade e qualidade dos EPIs, testagem sistemática para diagnóstico de covid-19 e o afastamento da linha de frente de todos que fazem parte do grupo de risco”, afirmou.

Por fim, o sindicato gostaria de expressar os sentimentos para todos os familiares e amigos de Fátima Duarte. Que Deus possa confortar a todos neste momento difícil.


Tags: MPT Nacional Maceió COVID-19 Coronavírus Vitória

Nossos Parceiros