SINEAL celebra ações favoráveis às enfermeiras gestantes e lactantes

No dia 28 de maio é celebrado o Dia Internacional da Luta pela Saúde da Mulher. Além de saudar todas as mulheres, a data é lembrada pela Direção do SINEAL ressaltando conquistas recentes favoráveis às enfermeiras gestantes e lactantes.

Desde a chegada do coronavírus em Alagoas, o sindicato atua junto ao poder público para tentar dar as melhores condições possíveis de trabalho para as enfermeiras e enfermeiros. As medidas visam garantir a saúde dos trabalhadores que fazem parte do grupo de risco da covid-19. Neste sentido, foi pedido o afastamento da linha de frente do combate ao vírus das enfermeiras gestantes e lactantes das redes estadual e dos municípios alagoanos.

Em um esforço coletivo do Sineal e demais sindicatos do Movimento Unificado dos Trabalhadores da Saúde, conseguimos vitórias expressivas em cidades como Maceió, Arapiraca e Rio Largo. Nesses municípios, as trabalhadoras gestantes e lactantes foram afastadas. As enfermeiras que trabalham na rede estadual também tiveram o seu afastamento concedido.

A medida concretiza o direito à segurança dos trabalhadores, e consequentemente a saúde das profissionais gestantes e lactantes, bem como de seus infantes, garantido no artigo sétimo, inciso XXII, da Constituição Federal do Brasil. O Art. 227 da Carta Magna também reitera o princípio da proteção integral à criança e ao adolescente. Já o Código Civil zela pela preservação da vida do nascituro.

A presidenta do SINEAL, Renilda Barreto, lembrou que, apesar das conquistas, ainda há muito para ser feito. “Com apoio do nosso setor jurídico, seguimos na luta para conseguir o afastamento de mais enfermeiras gestantes e lactantes. Estamos aguardando uma audiência com o município de Anadia no Ministério Público do Trabalho para buscar um acordo favorável à categoria. Não descansaremos enquanto todas as mulheres da base do Sineal estiverem protegidas”, explicou.

O sindicato seguirá combativo em defesa das mulheres da nossa categoria. Nosso compromisso é com a luta.

Tags: Gestantes e lactantes Alagoas Nacional Maceió COVID-19 Coronavírus Vitória