Sindicato dos Enfermeiros repudia fala de Thomaz Nonô em live sobre COVID-19

Em live no perfil do Instagram do governador Renan Filho realizada nesta sexta-feira (20), o Secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, afirmou que as denúncias do Movimento Unificado de Saúde sobre a falta de insumos utilizados na prevenção à COVID-19 nas unidades de saúde de Maceió "não era pretexto para não trabalhar".

Nonô admitiu, ainda, que está ciente da falta de água em 4 postos de saúde da capital, e negou a veracidade das denúncias do Movimento com relação à escassez do fornecimento dos produtos de higienização essenciais à segurança dos profissionais da saúde e dos próprios pacientes, como álcool em gel, sabão e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal) vem a público repudiar tal afirmação. Secretário, os enfermeiros de Maceió, assim como todos os profissionais da saúde, querem trabalhar. Somos nós que estamos na linha de frente, combatendo essa pandemia que vem preocupando todo o país.

Mas acima de tudo, queremos continuar exercendo nosso trabalho com responsabilidade, compromisso e ética. A falta de insumos para prevenir a COVID-19 compromete a integridade física do trabalhadores e dos pacientes e nos impossibilita de cumprir nossa maior função: cuidar do ser humano.

É de tamanha irresponsabilidade um gestor da saúde municipal incentivar práticas que podem causar danos aos trabalhadores e à população. Esperamos que o secretário de saúde do município repense sua fala e atenda o apelo do Movimento Unificado de Saúde, que anseia por melhores condições para enfrentar a pandemia da COVID-19.

Tags: Maceió Repúdio