Saúde da Mulher é garantida no SUS

Dando sequência ao mês da Mulher, o SINEAL traz informações sobre os direitos das mulheres no SUS.
O Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro é um dos maiores do mundo e dispõe de serviços voltados para ofertar cuidado às mulheres de acordo com suas necessidades.
O cuidado com a saúde das mulheres envolve vários aspectos de sua vida, sendo fundamental considerar os determinantes sociais da saúde, ou seja, os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos e raciais, de identidade de gênero e orientação sexual, aspectos psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e fatores de risco à população.
As Unidades Básicas de Saúde são a porta de entrada no sistema e possuem uma equipe multiprofissional que irá acompanhar e avaliar as mulheres, conforme sua condição de saúde.
Toda mulher tem direito ao acesso a serviços como a vacinação, a realização de exames e assistência em planejamento familiar. Caso escolha a maternidade, terá acesso ao pré-natal e ao parto humanizado. Também há oferta de assistência no climatério e no seu processo de envelhecimento de acordo com as suas condições de saúde. Além disso, é direito da mulher ser acolhida e atendida em uma unidade de saúde em casos de violência. E todo esse atendimento pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Prevenção ao câncer
O SUS também garante o direito à realização do exame de mamografia e de Papanicolau. Esses exames são determinantes para a prevenção e detecção precoce de câncer de mama e de colo do útero.
Gestação
Durante o período de gestação, às mulheres é garantida a realização do pré-natal e a promoção da atenção obstétrica e neonatal, com ênfase na redução da morte materna, incluindo a assistência ao abortamento em condições inseguras, previsto em lei.
Prevenção à gravidez
Outro direito feminino é o planejamento familiar, que envolve um conjunto de ações e orientações direcionadas às pessoas que pretendem ter filhos e também àquelas que preferem adiar o crescimento da família.
Situações de violência
A promoção da prevenção e do controle da violência doméstica e sexual é uma garantia feminina e deve acontecer ao longo de toda a vida. Em situação de violência, as mulheres têm direito de serem acompanhadas por profissionais de saúde em todos os hospitais que integram a rede SUS.


Tags:

Nossos Parceiros