As centr…" />

Representantes dos trabalhadores alagoanos se reúnem e decidem pedir ao governador a manutenção do isolamento social

As centrais sindicais e alguns sindicatos (Sindpetro, Sinteal, Sinfumab, Sintesfal, Fetar, Federação Nacional dos Guias de Turismo, Sintietfal, Sindjus-AL, Fetag, CUT, CSP-Conlutas, entre outros), após reunião no Ministério Público do Trabalho (MPT), decidiram reivindicar ao Governador Renan Filho a manutenção das medidas de isolamento social. As entidades estão preocupadas com os efeitos da flexibilização das atividades em Alagoas a partir do dia 22 de junho.

Os representantes dos trabalhadores elaboraram um documento ao chefe do Poder Executivo estadual no qual pedem que sejam realizados mais estudos técnicos para balizar qualquer decisão governamental. O objetivo é que haja garantias da participação dos trabalhadores alagoanos no processo decisório, fato que não foi assegurado pelo governador até o momento. Apenas empresários e sindicatos patronais foram ouvidos pelo governo estadual.

Outro destaque importante da reivindicação das centrais e sindicatos é a definição de medidas que garantam a viabilização da quarentena. A preocupação das entidades classistas é que as trabalhadoras e os trabalhadores, formais ou informais, garantam as condições mínimas de subsistência durante o isolamento. Representantes do governo do Estado asseguraram ao Procurador do Trabalho, Rodrigo Alencar, que as entidades sindicais seriam envolvidas no processo de avaliação da reabertura. 

Na quarta-feira, 17/06, o governo realizou uma audiência com os representantes patronais e dos trabalhadores. Segundo participantes, o fórum foi amplamente dominado pelos empresários que tiveram várias oportunidades de manifestação, enquanto a representação dos trabalhadores falou alguns minutos na abertura. Mesmo assim, o Governador Renan Filho (MBD) decidiu prorrogar as medidas de isolamento social por mais uma semana.

O fato é que o número de infectados e mortos pela Covid-19 avançam em Alagoas. Para avaliar o quadro, a Presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas - Sineal, Renilda Barreto, recebe a Médica Infectologista Raquel Guimarães e o Procurador do Trabalho Rodrigo Alencar em uma live no facebook para debater o tema “Está na hora de uma reabertura gradual da atividade produtiva em Alagoas?”. O encontro será transmitido na página do facebook do Sineal, nesta terça-feira (23/06), às 17h30.

 


Tags: Alagoas MPT Audiência COVID-19 Coronavírus

Nossos Parceiros