PL 2564 vai a votação hoje, 24

O PL 2564 está na pauta oficial de votação do Senado para apreciação amanhã, 24/11. Conforme já vimos noutras ocasiões, a entrada na pauta da casa legislativa não é garantia de votação. Por isto, a primeira luta da enfermagem nessa quarta-feira é para assegurar que não haja a retirada do projeto da pauta.

O segundo round dessa luta é para assegurar que um anseio de mais de vinte anos seja respeitado pelas/os senadoras/es. Por isto, a direção do Sineal defende o manutenção do projeto original apresentado pelo Senador Fabiano Contarato (Rede/ES), conforme decisão dos enfermeiros alagoanos em votação. Ou seja, os trabalhos representados pelo sindicato reivindicam o piso salarial de R$ 7.315.

Entretanto, pelo menos três senadoras/es já apresentaram emendas ao projeto original. Porém, ao que tudo indica, caminha-se para a aprovação da emenda apresentada pela Senadora Eliziane Gama (Cidadania/MA). Ela propõe a redução dos valores dos pisos e, recentemente, a retirada da jornada de 30h semanais do PL.

Apesar de ter uma posição clara sobre o assunto, a Presidente do Sineal, Renilda Barreto, assegura que a entidade prega a unidade nacional e que, em nome dessa união, respeitará aquilo que as lideranças da enfermagem encaminharem. "Nós defendemos e defenderemos a decisãodemocrática dos nossos filiados. É assim em qualquer sindicato que respeita a sua base. Mas confiamos na capacidade de articulação e na experiência dos nossos representantes nacionais. Então, não seremos empecilho à aprovação do PL nos termos que forem acordados com o Senado. Pois, afinal, todos queremos o melhor para os trabalhadores", disse a dirigente.

Tags: auxiliar de enfermagem técnico de enfermagem salário jornada 30 horas piso nacional saúde enfermagem Sineal