Piso salarial: Sineal convoca a categoria para realizar “passeata digital”

A Direção do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas - SINEAL - convoca as enfermeiras e os enfermeiros alagoanos para a luta pela aprovação do Projeto de Lei (PL) 2564/2020, que regulamenta o piso salarial nacional da categoria. Mas, por conta da proibição das aglomerações, a diretoria da entidade propõe a organização de “passeatas digitais” para cobrar o andamento e a aprovação céleres do projeto.

O PL 2564/2020 está em fase de análise no Senado Federal. A proposta, lida no último dia 12 de maio, prevê um piso salarial de R$ 7.315 para uma jornada semanal de 30 horas. O piso será proporcionalmente maior se a jornada de trabalho do profissional de enfermagem ultrapassar às 30 horas.

Outro projeto que estabelece o piso salarial do enfermeiro, do técnico e do auxiliar de enfermagem e da parteira é o PL 459/15. Apoiado pela Federação Nacional dos enfermeiros, o projeto que tramita na Câmara dos Deputados estabelece o equivalente a 10 salários mínimos como o piso salarial dos enfermeiros.

A presidente do Sineal, Renilda Barreto, destacou a importância da aprovação do novo piso para a categoria. Por isto, a participação na cobrança junto aos parlamentares é fundamental. “Todas as enfermeiras e enfermeiros do estado devem acionar os Senadores da bancada alagoana. O empenho dos representantes do estado pode contribuir para uma rápida tramitação da proposta na casa legislativa."

Para isto, a direção propõe que cada profissional da enfermagem mobilize amigos e parentes para lotarem os e-mails dos senadores com mensagens pedindo a aprovação rápida do PL 2564/2020:

Fernando Collor (sen.fernandocollor@senado.leg.br)
Renan Calheiros (sen.renancalheiro@senado.leg.br)
Rodrigo Cunha (sen.rodrigocunha@senado.leg.br)
Vamos também subir as hastags: #PisoNacionaldaEnfermagem #EnfermeirosnaLuta #ValorizaçãodosEnfermeirosJa para garantir a visibilidade da nossa reivindicação nas redes. Ajude impulsionando-as e pedindo a adesão de outras pessoas próximas.
Abaixo, segue um texto padrão para o envio às autoridades parlamentares. Basta copiar, colar no e-mail e enviar aos senadores. O Sineal repetirá a mobilização semanalmente. É hora de garantir a valorização da categoria!

"Exmo. Senhor Senador,

Eu sou profissional da enfermagem em Alagoas. Estou na linha de frente da luta para vencer a Covid-19. A pandemia mostrou ao mundo a importância dos profissionais de saúde para salvar vidas, ainda que ao custo das nossas próprias.
Por isto, somos chamados de heróis, anjos da guarda e outros adjetivos que muito nos honram. Mas, o que queremos neste momento é a valorização da nossa profissão. Queremos exercer a nossa atividade com o mínimo de dignidade e respeito.
Um bom começo é a provação do Projeto de Lei nº 2564/2020 em tramitação nessa casa legislativa. A proposta do PL foi lida no Senado Federal no dia 12/05/2020. Aguarda agora que os nossos representantes se empenhem para garantir a efetiva tramitação do projeto que versa sobre o piso nacional da enfermagem. Peço a V.Exa. que seja o porta-voz dos anseios da categoria e envide todos os esforços para a rápida tramitação e aprovação da proposta.

Atenciosamente,"

Tags: Senado Alagoas Nacional Movimento