No dia do servidor Público, Bolsonaro promove mais um ataque à categoria

Nesta quarta-feira (28) é celebrado o dia do Servidor Público. Contudo, em um ano tão atípico, é difícil comemorar. Isso porque, além da pandemia, os servidores vem sofrendo ataques em seus direitos. Agora, a gestão Bolsonaro resolveu partir para cima do Sistema Único de Saúde, o SUS.

O presidente publicou um decreto que autoriza sua equipe econômica a preparar modelo de privatização para unidades básicas de saúde. Na prática, inicia o desmonte do SUS como conhecemos. Nós, enfermeiros, que fomos tão exaltados pela atuação nos últimos meses, agora temos um sério risco pela frente.

Segundo o próprio Ministério da Economia de Bolsonaro, em nota enviada ao jornal 'O Globo', apesar do decreto ser apenas de autorização de estudos, o objetivo final é sim promover a privatização das unidades básicas de saúde. 

Este é apenas mais um ataque promovido pelo governo federal durante o mandato. Após a aprovação das reformas trabalhista e previdenciária, a política presidencial também quer emplacar uma reforma administrativa que pode tirar milhões de servidores dos seus postos.

A presidenta do Sineal, Renilda Barreto, criticou a iniciativa. "É revoltante receber uma notícia como essas no dia do servidor público. A medida é o início da destruição do SUS como conhecemos e pode afetar milhares de enfermeiros em todo o país. O governo Bolsonaro mostra, mais uma vez, que despreza os servidores da saúde e não se preocupa com o bem estar da população", enfatizou.


Tags: Nacional Repúdio

Nossos Parceiros