A higienização dos ambientes entra na pauta das lutas contra os riscos de infecção dos profissionais da saúde

Foto: SECOM/Prefeitura Maceió

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas - SINEAL - e as entidades que integram o Movimento unificados dos Trabalhadores da Saúde abriram uma frente de luta contra a pandemia do novo coronavírus. Além da mobilização permanente por EPI’s e testagens dos profissionais da saúde em Alagoas, as entidades cobram da Prefeitura de Maceió a devida higienização dos locais de trabalho como postos, unidades básicas de saúde, ambulatórios, unidades móveis e clínicas municipais.

Os sindicatos que representam o segmento, dentre eles o Sineal, têm recebido denúncias de descaso com a limpeza dos ambientes. São relatos que apontam a higienização em dias alternados ou até mesmo o abandono do procedimento tão necessário à proteção da saúde de profissionais e de pacientes. A consequência é o aumento de casos de contaminação pelo sars-cov-2 das trabalhadoras e dos trabalhadores, inclusive dos responsáveis pela limpeza.

Para entender melhor a importância da desinfecção nas unidades de saúde, vamos listar alguns exemplos de quanto tempo o vírus permanece em superfícies distintas:

Plástico e aço inoxidável: cerca de 72h
Cobre: 3h
Alumínio: entre 2-8h
Papelão: 24h
Luva (látex): 8 h
Avental descartável: 2 dias
Madeira: 2 dias
Papel, vidro, cerâmica e metal: 5 dias

Os exemplos são de materiais que fazem parte do cotidiano dos profissionais da saúde em seus locais de trabalho. Podemos concluir que uma desinfecção diária rigorosa é fundamental para que haja um ambiente mais seguro para que todos possam atender a população de maneira segura.

A presidenta do Sineal, Renilda Barreto, cobrou uma maior fiscalização com relação a desinfecção das unidades de saúde em todo o Estado. “Estamos cobrando a apresentação do cronograma de desinfecção das unidades de saúde. Estamos recebendo algumas denúncias sobre muitas unidades que ainda não passaram por esse processo de limpeza, quando a recomendação do Ministério da Saúde é que elas sejam desinfectadas diariamente”, explicou.

Nós do SINEAL seguiremos na luta para que a categoria possa exercer a profissão da melhor forma possível, concentrando esforços no objetivo principal de salvar vidas.

Tags: Alagoas MPT Maceió COVID-19 Coronavírus Responsabilidade