Federação participa de reunião no Ministério do Trabalho para discutir implementação do piso no setor privado

A Federação Nacional dos Enfermeiros  participou de uma reunião nesta segunda-feira (31/07/23) no Ministério do Trabalho, que contou com a presença do Sr. Henrique Mandagará, Diretor do Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador e do Sr. Rogerio Araújo, Auditor Fiscal do Trabalho. Representando a FNE esteve a Presidenta, Solange Caetano, Diretora, Renilda Barreto e o Dr. André Caetano, da Assessoria jurídica.
Durante o encontro, foram discutidos temas relevantes para a categoria, especialmente a implementação do piso salarial no setor privado. Outro ponto em destaque foi a necessidade de reformular as Normas Regulamentadoras (NR) 32 e NR 15, considerando as mudanças climáticas e a possibilidade de futuras pandemias, a fim de adequá-las ao cenário atual.
Dentre os assuntos abordados, a falta de contratação de profissionais foi uma preocupação levantada, impactando negativamente no aumento da sobrecarga de trabalho para muitos enfermeiros (as). Além disso, a questão do adoecimento mental dos(as) profissionais da área também foi amplamente discutida.
Diante disso, o governo solicitou à FNE que apresente casos concretos de falta de pessoal e condições precárias para análise e possível fiscalização, o que representa uma oportunidade para expor as dificuldades diárias enfrentadas pelos(as) enfermeiros(as) e pressionar por melhorias em suas condições de trabalho. A proposta de criação de um Grupo de Trabalho (GT) foi apresentada para aprofundar as discussões e buscar soluções para os desafios enfrentados pela categoria.
A presidenta da FNE, Solange Caetano, enfatiza o compromisso da federação em defender os direitos dos(as) profissionais de enfermagem e em lutar por um piso salarial justo e digno para toda a categoria. A próxima reunião está agendada para daqui a um mês, e terá como foco principal a questão do adoecimento mental dos profissionais, recebendo total empenho da FNE para encontrar medidas eficazes que prezem pela saúde mental dos (as) enfermeiros (as).


Tags: pisoenfermagem fne #federaçaonacionalenfermagem

Nossos Parceiros