Nos &uac…" />

Entidades criticam invasões de hospitais e pedem providências

Nos últimos dias, diversas pessoas tem tido a prática de invadir hospitais com a desculpa de fiscalizar se os leitos estão sendo devidamente preenchidos. O movimento, incentivado pelo presidente Jair Bolsonaro em uma de suas lives, acabou ganhando força nos últimos dias e preocupa os profissionais de saúde. Diversas entidades, como o Cofen e o Conselho Nacional de Saúde - CNS - condenaram tanto a incitação quanto a invasão aos hospitais.

Segundo nota publicada pela CNS, o posicionamento demonstra "total desprezo pela vida da população, não expressando qualquer sentimento de solidariedade, empatia e compaixão". Para a entidade, "essa atitude representa constrangimento aos pacientes que se encontram internados". Já o Cofen se posicionou de forma dura, classificando como “descabida” a incitação feita por Jair Bolsonaro a seus seguidores para que invadam hospitais públicos e de campanha e façam gravações em vídeo sobre a situação dos leitos.

Para o Sineal, o mais importante é a proteção da saúde e segurança de pacientes e profissionais que atuam nas unidades de saúde. “Estas ações são totalmente condenáveis. Nossa categoria já passa por dificuldades como  ausência de EPI’s de qualidade, defasagem de profissionais e o risco à saúde para quem está na linha de frente contra a covid-19. Essa atitude só causa mais dor e sofrimento neste momento complicado”, disse a presidenta do Sineal, Renilda Barreto.

“O Sineal se posiciona veementemente contra esse tipo de ação. Esperamos que não sejam registrados casos deste tipo em Alagoas e pedimos para que as autoridades fiquem atentas para proteção dos profissionais da saúde e pacientes”, concluiu a dirigente.

O Ministro do STF, Gilmar Mendes, deixou claro em suas redes sociais que invadir ou incentivar invasões de hospitais poderá ser punido penalmente.

“Invadir hospitais é crime - estimular também. O Ministério Público (a PGR e os MPs Estaduais) devem atuar imediatamente. É vergonhoso - para não dizer ridículo - que agentes públicos se prestem a alimentar teorias da conspiração, colocando em risco a saúde pública.”, afirmou Mendes em seu twitter.

Na mesma linha, o procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu em ofício enviado às unidades do Ministério Público nos estados que sejam investigadas as tentativas de invasão a hospitais durante a pandemia do novo coronavírus. A iniciativa visa responsabilizar os vândalos que cometeram as invasões, além de proteger os pacientes e profissionais de saúde que lutam dia e noite pela saúde da população.

Tags: Nacional Repúdio COVID-19 Coronavírus