Cristiane Ferreira: Uma trajetória de amor e vocação pela Enfermagem

Um exemplo de dedicação, responsabilidade e cumprimento aos princípios éticos e sociais da Enfermagem. É assim que o Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal) deseja parabenizar Cristiane Ferreira, vencedora da 16º Edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), evento realizado no início desse mês, em Brasília.

A Expoepi é o maior evento de Vigilância em saúde do Ministério da Saúde e tem o propósito de debater temas importantes para a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e premiar, por meio de sua Mostra Competitiva, profissionais, movimentos sociais e serviços de saúde de todo o país que se destacaram no desenvolvimento das ações de vigilância relevantes para a Saúde Pública.

Este ano, o evento alcançou o recorde de experiências e trabalhos inscritos - mais de 1.800 no total -, sendo o trabalho de Cristiane o único representante alagoano na Mostra. Ainda assim, o estado e a enfermeira saíram vitoriosos com o 1º Lugar na categoria Vigilância, prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis, das causas externas e ações de promoção da saúde. “Sinto-me lisonjeada e muito grata a Deus por todo o reconhecimento após a repercussão do resultado”, comemora.

Vitória

O trabalho intitulado “Ô de casa: estratégia de reorganização do fluxo de atendimento de hipertensos e diabéticos em uma zona rural do município de Palmeira dos Índios” alcançou o primeiro lugar na modalidade oral. “O trabalho teve como objetivo principal resgatar para o acompanhamento na unidade de saúde da família aqueles pacientes que residiam distante da unidade e que, por este motivo, haviam descontinuado o acompanhamento dos seus agravos”, explica Cristiane.

Essa foi a segunda vez que ela participou e saiu vencedora da Mostra. Em 2017, na 15º edição do evento, a enfermeira conquistou o primeiro lugar na categoria Vigilância, prevenção e controle das IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais e, nesse ano, tornou-se bicampeã. “Sentia que poderia ser selecionada novamente, pois o trabalho seguia o preconizado pelo edital e pelas respostas positivas após seu desenvolvimento”, conta.

De acordo com ela, a notícia da vitória se espalhou rapidamente e foi recebida por todos com muita alegria. Os parabéns vieram de representantes de diversos órgãos de saúde do estado, e uma das maiores felicidades foi levar o trabalho desenvolvido no município para um evento nacional. “Eu estava com minha família no almoço em comemoração ao meu aniversário quando recebi a ligação de Brasília informando que havia sido selecionada, e desde esse momento já senti as energias positivas. Minha equipe ficou extremamente feliz e lisonjeada pelo fato de estar levando o nome de uma Unidade de Saúde da Família escondida numa zona rural aos olhos do ministério da saúde”, relata.

Trajetória

Cristiane dos Santos Ferreira é enfermeira formada pela primeira turma da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) Campus Arapiraca. Ao longo de sua carreira profissional, ela fez residência em Emergência Geral e Atendimento Pré-Hospitalar, especializando-se em Saúde Pública e da Família e em Saúde do Trabalhador. Atualmente, ela também está se especializando em Vigilância em Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, desde 2013, é enfermeira da Unidade de Saúde da Família (USF) Boa Vista, localizada na Zona Rural de Palmeira dos Índios.

“Escolhi a enfermagem pelo desejo que sempre tive de ajudar e fazer a diferença na vida das pessoas. O fato de cuidar desde muito nova de um irmão mais novo, o qual tem sequelas neurológicas, também foi fator decisivo para minha escolha pela enfermagem. Gostaria de um curso que me qualificasse no processo de cuidar”, explica Cristiane, ao ser questionada sobre as razões que a levaram à enfermagem.

Ela destaca o trabalho social desenvolvido pelos profissionais do ramo: “Somos a maior categoria da área da saúde no Brasil e importantes para a manutenção da saúde daqueles que confiam suas dores em nossas mãos. Temos o dom de acalmar um coração aflito e uma mente angustiada com palavras, atos, com um toque. Enfermagem vai muito além e precisamos ter nossa importância reconhecida, mas para isso precisamos lutar e fazer valer o nosso lugar”.

Desafios

Apesar da conquista e todo o mérito, a bicampeã do Expoepi sente falta de uma maior presença regional em eventos do ramo e acredita que a vitória pode ser um incentivo aos profissionais alagoanos. “Eu gostaria de ver mais participantes do nosso estado. Precisamos mostrar que somos capazes de fazer uma enfermagem com responsabilidade e compromisso a ponto de ser reconhecida nacionalmente. Nossas ações diárias em busca de melhores condições de saúde para nosso paciente podem ser fruto de projetos lindos e com capacidade para receber essa premiação”, ressalta.

Além disso, Cristiane diz que a profissão ainda enfrenta alguns desafios e que busca superá-los através de todo o amor que nutre pela Enfermagem. “Entraves no serviço, lutas por melhores condições de trabalho, baixo reconhecimento, desvalorização salarial, cargas de trabalho excessiva. Mas fazer o bem me deixa tão motivada a dar o melhor de mim no que faço que às vezes deixo todos esses sentimento de lado e trabalho pelo bem comum daqueles que me tem como referência. Fazer enfermagem no cenário atual não é fácil, por vezes a angústia fala mais alto e a revolta se faz presente, mas quando penso que posso contribuir de forma significativa para a melhoria das condições de saúde de uma população, todos esses sentimentos dão lugar a convicção de que estou no caminho certo”.

Para a presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal), Renilda Barreto, Cristiane é uma enfermeira que orgulha a categoria devido a todo esforço e dedicação que demonstra exercer. “Ficamos muito felizes em ter uma profissional tão empenhada e que traz resultados tão significativos para o estado na área da saúde”, afirma.

Renilda também ressalta a atuação do Sindicato na luta pelos direitos desses profissionais. “A enfermagem é uma atividade indispensável para a sociedade e que faz a diferença na vida das pessoas, mas ainda enfrentamos muitos desafios. É por isso que o Sineal é ativo no contexto da luta do trabalhadores de saúde e participa de forma eficiente nos debates que fazem parte da nossa categoria”.


Tags: enfermeiro destaque

Nossos Parceiros