Crianças e adolescentes são vítimas ocultas da pandemia, diz UNICEF

Recentemente, uma pesquisa divulgada pelo Fundo Internacional de Emergência das Nações Unidas para a Infância - UNICEF - concluiu que famílias com crianças ou adolescentes foram as mais impactadas pela crise provocada pela Covid-19 no Brasil. 

Realizada pelo Ibope, a pesquisa mostra que os brasileiros que vivem com pessoas menores de 18 anos em casa foram a maioria entre aqueles que tiveram redução de rendimentos, ficaram sujeitos à insegurança alimentar e, inclusive, à fome, entre outros desafios. A amostra contou com 1.516 entrevistas, representativas da população do País. As entrevistas foram realizadas por telefone, de 3 a 18 de julho de 2020. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

“Embora crianças e adolescentes não sejam os mais afetados diretamente pela Covid-19, a pesquisa deixa claro que eles são as grandes vítimas ocultas da pandemia. Suas famílias tiveram as maiores reduções de renda, a qualidade da alimentação que recebem piorou, e muitos de seus direitos estão em risco. É fundamental entender esses impactos e priorizar os direitos de crianças e adolescentes na resposta à pandemia”, afirma Paola Babos, representante adjunta do UNICEF no Brasil.

Renilda Barreto, presidenta do Sineal, lamentou o impacto da pandemia nas famílias. "Por atuar na área da saúde, muitas vezes falamos sobre o impacto sobre os profissionais da área. Mas os efeitos da pandemia para a sociedade são vários e essa pesquisa só comprova isso. Os governantes tem de estar atentos para essas consequências", disse.


Tags: COVID-19 Coronavírus

Nossos Parceiros