COVID-19: Sineal orienta sobre medidas preventivas para enfermeiros

O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal), tendo em vista os cuidados que devem ser tomados em razão da COVID-19, doença causada pelo novo coronavirus, orienta os profissionais da enfermagem e a instituições empregatícias sobre algumas medidas preventivas que devem ser seguidas.

A transmissão da doença ocorre por vias respiratórias, contato físico entre os indivíduos e contato físico com superfícies contaminadas. Logo, a assepsia dos objetos e superfícies tocadas frequentemente é essencial, bem como é recomendável evitar cumprimentos por meio de beijos, abraços e apertos de mão.

Outra forma de prevenção à COVID-19 é lavar as mãos e pulsos com água e sabão e fazer uso de álcool em gel 70%, além de limpar regularmente o ambiente e não fazer uso das mãos ao espirrar, usando a dobra dos cotovelos.

O Sineal ressalta que, segundo recomendação do Ministério da Saúde e do Ministério de Trabalho, o Equipamento de Proteção Individual (EPI) deve ser utilizado pelos profissionais de saúde, tendo em vista a exposição e vulnerabilidade que esses trabalhadores estão sujeitos rotineiramente e, especialmente na atual situação, quando enfrentamos uma pandemia.

Ademais, de acordo com o Art. 7, inciso XXII da Constituição Federal, e dos artigos 157, 158, 162 e 166 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é dever da empresa zelar pela saúde e segurança de seus colaboradores, devendo tomar todas as medidas necessárias para evitar danos.

Portanto, o sindicato orienta que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), bem como gestores da rede privada forneçam os EPIs adequados e em perfeito estado de conservação.

Empresas ou órgãos públicos que não estiverem cumprindo com a determinação, estão sujeitas à denúncia ao Ministério do Trabalho para que as devidas providências sejam tomadas.


Tags: Orientação COVID-19 Coronavírus

Nossos Parceiros