Brasil ultrapassa 157 mil mortos pela covid-19

Nesta segunda-feira (26), o Brasil contabiliza 157.163 mortos por covid-19, segundo os números do Consórcio de veículos de comunicação (Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL). Com esses números, o país segue na segunda posição em número de mortes provocadas pelo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem quase 225 mil mortos pela doença.

Apesar da tendência de queda no número de mortes, o vírus ainda preocupa. Vários países europeus estão aumentando as restrições de circulação de pessoas por conta do aumento no número de casos após um relaxamento das medidas preventivas. 

Enquanto isso, o Brasil segue em uma posição crítica, com relação ao combate e planejamento dos próximos passos neste cenário. Na última semana, o presidente Jair Bolsonaro, em uma atitude questionável, vetou a compra de 46 milhões de doses da vacina CoronaVac, produzida por um consórcio entre uma empresa chinesa e o Instituto Butantan, de São Paulo. O objetivo é não dar para um adversário (João Dória, governador de São Paulo), os possíveis lucros políticos do sucesso de uma vacina.

A presidenta do Sineal, Renilda Barreto, comentou a situação. "A covid-19 não acabou. Temos de continuar sob alerta para brecar um aumento nos casos. Para isso os governantes deveriam deixar de picuinhas políticas e se concentrarem mais na saúde da população", disse. 

Por isso, é importante continuar seguindo as recomendações de ficar em casa e, se tiver de sair, use máscara.


Tags: Orientação COVID-19

Nossos Parceiros