Brasil quer distribuir 80 milhões de doses da vacina de Oxford até fevereiro de 2021

A ciência está cumprindo um papel crucial no combate contra a covid-19, na busca por medicamentos e vacinas. Recentemente, o Brasil teve uma ótima notícia: a vacina está cada vez mais próxima e pode chegar ao país até o início do ano que vem.

Na semana passada, os representantes de Oxford e da empresa AstraZeneca se reuniram com o Ministério da Saúde, Fundação Oswaldo Cruz e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para pedir autorização para o uso emergencial do imunizante no Brasil. Segundo a apuração do site "canaltech", o Ministério da Saúde está costurando um acordo para que 80 milhões de doses da vacina de Oxford sejam distribuídas no Brasil entre janeiro e fevereiro.

Ainda segundo a publicação, a expectativa é que até dezembro, tanto a vacina de Oxford quanto a chinesa Coronavac, desenvolvida com o Instituto Butantan, já estejam aprovadas pela Anvisa. Com isso, o volume de doses da vacina de Oxford se some às 46 milhões de doses da Coronavac, o que poderia imunizar até 63 milhões de brasileiros.

Renilda Barreto, presidenta do Sineal, falou sobre a possibilidade de vacinação em massa no país. "Os profissionais da saúde esperam que a Anvisa faça essa análise o mais rápido possível, com o devido estudo minucioso sobre a eficácia da vacina. Uma vacina eficaz evitará a perda de milhares de vidas no país, em um momento em que a pandemia segue presente em nosso cotidiano", disse.


Tags: COVID-19 Coronavírus

Nossos Parceiros