Água Branca inaugura espaço de saúde em homenagem a enfermeira vítima de covid-19

A prefeitura Municipal de Água Branca fez uma bela homenagem a saudosa enfermeira Josinete Marques da Silva, a "Nete". O poder público inaugurou uma "academia da saúde" e batizou o espaço com o nome da enfermeira,  que nos deixou no dia 9 de junho por conta de complicações causadas pela covid-19.

Com a presença de várias autoridades do município e do estado, além de integrantes do Conselho Estadual de Saúde, do qual Josinete fazia parte, o espaço foi entregue para a comunidade do Distrito Várzea do Pico.

Rodrigo Buarque, presidente do Cosems, destacou a importância do trabalho de Nete para Alagoas. "A importância desta homenagem é enorme. É um momento simbólico para lembrarmos o trabalho desta enfermeira sanitarista que foi tão importante para o estado de Alagoas. Por 10 anos, ela dedicou a sua vida para a saúde indígena e mais de 30 anos para exercer a enfermagem. como enfermeira sanitarista", disse.

História

Josinete teve uma trajetória exemplar. Ela concluiu a sua graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas em 1979. Sempre na vanguarda das lutas pelas enfermeiras e enfermeiros, tornou-se membro da associação que antecedeu o sindicato, a Apenal, e compôs, na sequência, a primeira diretoria do Sineal.

Aposentada pela Sesau, ela atualmente atuava no Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas - Cosems, representando a entidade no Conselho Estadual de Saúde - CES. Durante muito tempo, dedicou-se à saúde indígena, trabalhando na Funasa. Também fez parte da Escola de auxiliares de enfermagem e foi secretária municipal de saúde de Maragogi. Nossa inestimável batalhadora também ocupou os cargos de presidente da Aben e conselheira do Coren.


Tags: COVID-19 Coronavírus enfermeiro destaque

Nossos Parceiros