14 profissionais da enfermagem assumirão mandatos em Alagoas a partir de 2021

A partir de janeiro de 2021, 14 profissionais da enfermagem, 12 enfermeiros e 2 técnicos de enfermagem, ocuparão cadeiras em prefeituras e nas câmaras de vereadores de diversos municípios alagoanos. Desse total, Maria Zilda Tenório e Francisco de Assis Leal assumirão as cadeiras de vice prefeitos de Paulo Jacinto e Ibateguara, respectivamente.

O único representante da categoria que assumirá uma chefia executiva é Ricardo Martins Barbosa (MDB). Ele foi eleito prefeito da cidade de Jaramataia que fica a 135 km de Maceió. Outra grata surpresa foi a eleição de 10 enfermeiras, do total de 11, para as câmaras municipais em 10 cidades de várias regiões de Alagoas. Um grande passo na luta pela maior participação feminina na política nacional.

Em uma "Carta Aberta à Enfermagem", datada de 26 de novembro, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) já havia destacado a importância da eleição de representantes da categoria nas eleições 2020. No documento, a FNE ressalta que "Àqueles que lograram êxito mostramos a nossa grata felicidade. Esperamos que vocês trilhem um caminho de sucesso e que com sabedoria possam representar dignamente milhares de profissionais de enfermagem do nosso país. Quando um profissional de enfermagem vence todos vencem também." 

Para os dirigentes da Federação, a eleição de profissionais da enfermagem contribui para mudar a correlação de forças políticas nas demais esferas governamentais. Portanto, ajuda na luta pela aprovação das bandeiras históricas da categoria, a exemplo do piso salarial nacional dos enfermeiros.

Já a Diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas - Sineal - comemorou o resultado e fez coro com as congratulações da FNE aos profissionais eleitos e não eleitos também, mas que representaram condignamente à categoria. Entretanto, a Presidente do sindicato, Renilda Barreto, diz que é necessário avançar ainda mais. 

Para ela, o trabalho árduo, dedicado e qualificado deveria render mais cadeiras aos profissionais na capital alagoana e noutros municípios polo do estado. "A eleição de representantes da saúde vai além da mera questão corporativa. A gente luta por melhorias na saúde pública para todos, queremos fortalecer o SUS cada vez mais e fiscalizar a correta destinação dos recursos da saúde. Por isto, ao tempo em que parabenizamos os nossos colegas que foram eleitos, vamos nos empenhar para ampliar essa participação da enfermagem nos processos decisórios em Alagoas e no Brasil", disse Renilda.


Tags: Alagoas Movimento

Nossos Parceiros