Webinário: Controle Social na Perspectiva da Saúde Única

o cenário atual, onde a interconexão entre saúde humana, animal e ambiental se torna cada vez mais evidente, é imprescindível que a sociedade participe ativamente na construção de políticas públicas que contemplem essa interdependência.

O conceito de Saúde Única, que busca integrar essas dimensões, será o foco do webinário "O Controle Social na Perspectiva da Saúde Única", promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). 

O evento, que ocorrerá no dia 9 de setembro de 2024, das 14h às 16h30 (horário de Brasília), com transmissão no YouTube do CNS, oferece uma oportunidade para profissionais de saúde, gestores públicos, pesquisadores, estudantes e todos os interessados na temática do controle social e saúde pública de aprofundarem seus conhecimentos e contribuírem para o debate.

O webinário, proposto pela Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde (CIVS) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) é organizado em conjunto com a Rede One Health Brasil (OHB) e o Grupo de Trabalho Uma Só Saúde do Ministério da Saúde (MS), com o apoio do 59º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MEDTROP 2024). A ação faz parte da mobilização para a oficina "Desafios para a Implementação da Saúde Única/Uma Só Saúde em um Cenário de Mudanças Climáticas", que acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro, em São Paulo, durante o Congresso de Medicina Tropical.

Por que participar do Webinário?

Neste encontro, será debatido como o Controle Social pode e deve ser uma ferramenta para garantir que a Saúde Única seja efetivamente implementada de forma democrática e participativa, abordando questões como a relação entre ecologia e luta de classes e os desafios de institucionalizar o conceito dentro das políticas públicas de saúde.

Programação

O que é Controle Social?

  • Definição e importância do controle social no SUS

  • O papel das organizações e movimentos sociais na defesa do direito à saúde

Saúde Única: Conceito e Importância

  • Compreensão do conceito de Saúde Única e suas implicações para a saúde pública.

  • Análise crítica da relação entre Saúde Única e a Determinação Social da Saúde

Iniciativas de Institucionalização da Saúde Única

  • Discussão sobre ações em andamento, como o Plano Nacional de Saúde Única e a instituição do Dia Nacional da Saúde Única.

  • Crítica sobre a ideia de uma “ecologia sem luta de classes” e propostas para integrar a perspectiva das desigualdades sociais na promoção da Saúde Única.

Desafios e Oportunidades

  • Análise das barreiras à internalização do conceito de Saúde Única dentro do Ministério da Saúde.

  • Reflexão sobre a necessidade de ampliar o debate para evitar uma visão romantizada da Saúde Única que negligencie as determinantes econômicas e sociais da saúde.

Moderador:

João Alves Júnior - Conselheiro Nacional de Saúde

Palestrantes confirmados:

  • Fernanda Magano: Conselheira nacional de saúde e integrante da mesa diretora do CNS, presidente da Federação Nacional dos Psicólogos.

  • Débora Melechi: Conselheira nacional de saúde e coordenadora da Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (Cictaf).

  • Carlos Fidelis: Conselheiro nacional de saúde (CNS), presidente do Cebes, mestre em Saúde Pública pela Ensp/Fiocruz, doutor em Políticas Públicas pela UFRJ e pesquisador na Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz.

Debatedores:

  • Alessandro Chagas: Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

  • Nereu Mansano: Assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), médico com mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília.


Tags:

Nossos Parceiros