Em uma verdadeira maratona de reuniões, o SINEAL vem trabalhando para garantir o pagamento dos dois meses de salários atrasados e o complemento do piso da Enfermagem referente ao mês de agosto, que também está atrasado no Hospital Veredas.
Como é sabido, o Hospital Veredas tem atrasado constantemente os salários e demais obrigações trabalhistas dos trabalhadores. A direção do Hospital alega bloqueios das contas para pagamento de débitos trabalhistas por determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-AL).
Na última segunda-feira, o Diretor-Geral do Hospital Veredas, Edgar Antunes Neto chamou a presidente do SINEAL, Cinthia Carvalho e demais representantes dos Sindicatos para uma reunião, onde apresentou um balanço da atual situação, reafirmando que o não pagamento dos salários é por conta do bloqueio das contas. Na reunião, Antunes fez um apelo aos Sindicatos para que não deflagrem nova greve, pois, segundo ele, atrapalharia as negociações para a regularização das finanças do Hospital.
Greve adiada
Em Assembleia Geral de todas as categorias, foi deliberado pela suspensão momentânea da Greve, que estava marcada para seu início na última terça-feira (8). Ficou acertado que esse voto de confiança na direção do Hospital deve ser rediscutido em nova Assembleia, marcada para a próxima sexta-feira (11).
Secretário de Saúde de Maceió
Segundo a direção do Veredas, uma das saídas para a crise seria o pagamento por parte da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, cujos recursos seriam utilizados para pagar parte das dívidas trabalhistas, conforme determinação do TRT-AL. Assim, na tarde da última segunda-feira (7) o presidente do SATEAL, Mário Jorge participou de uma reunião com o secretário municipal de Saúde Maceió, Claydson Duarte Silva de Moura, o Mourinha. A reunião contou ainda com a presença do Diretor do Veredas, Edgar Antunes Neto.
Na pauta a liberação dos recursos para o pagamento das dívidas trabalhistas do Hospital e, consequente, liberação do bloqueio das contas. A perspectiva é que estes recursos sejam liberados até a próxima sexta-feira (11). Em assim sendo, há a possibilidade, segundo a direção do Hospital, de regularização dos salários em breve.
Ministério Público
O SINEAL e outros Sindicatos participaram na manhã da última terça-feira (8) de uma reunião com o promotor de Justiça, Givaldo Lessa para buscar meios para a solução do problema do Hospital Veredas. O promotor informou que vai solicitar algumas diligências, no sentido de garantir os direitos dos trabalhadores e solução para a grave crise financeira da instituição.