SINEAL e outros Sindicatos cobram solução para a situação do Hospital Portugal Ramalho

A situação do Hospital Escola Portugal Ramalho é a pior possível. Instalado em uma área de risco, devido a exploração da mineradora Braskem, servidores e demais trabalhadores que atuam no local estão revoltados com a falta de solução por parte do Governo do Estado para a questão.

Nesta quinta-feira, o SINEAL e outros Sindicatos, participaram de uma Assembleia no Hospital, onde demonstraram profunda indignação com a demora na realocação. São mais de dois anos desde o compromisso assumido pela Braskem S.A de indenizar o Hospital e, sem motivo justificável, o Governo do Estado vem postergando essa decisão. Até agora há apenas a informação de um Termo de Acordo assinado pelas partes, em 03/08/2024, aguardando homologação, sem data para iniciarem as atividades de edificação da nova unidade.

Presente à reunião, a diretora do SINEAL, Renilda Barreto fez um breve histórico do Hospital Portugal Ramalho, pontuando que há muitos anos que a situação vem se complicando, sem que nenhum governo tenha tido a iniciativa de resolver o problema, deixando centenas de profissionais abandonados e usuários desassistidos.

Um dos pontos mais alarmantes da questão diz respeito a falta de segurança a qual servidores, pacientes e população em geral vivem, já que praticamente não há mais nenhum imóvel ocupado na região.

Para agravar ainda mais a situação, o governo do estado anunciou a demissão de 120 trabalhadores terceirizados. Com isso, fica praticamente impossível o trabalho, já que os gestores públicos privilegiam terceirizados em detrimento de servidores concursados. O SINEAL tem denunciado esta questão há vários anos e alertado para o colapso do sistema de saúde de Alagoas.

Os Sindicatos exigem a realocação do HEPR com apresentação imediata por parte do governo do Estado do acordo firmado e correspondente cronograma de atividades para construção da nova unidade hospitalar, conforme as orientações técnicas aprovadas pela Comissão Intergestora Bipartite – CIB do Estado de Alagoas; assim como, a reversão dos cortes custeios auferidos Á UNCISAL.


Tags:

Nossos Parceiros