A presidente do SINEAL, Cinthia Carvalho participou de reunião na última terça-feira (8) com o secretário Municipal de Saúde de Maceió, Claydson Duarte Silva de Moura, o Mourinha para garantir o pagamento do complemento do Piso para todos os enfermeiros do Hospital Sanatório, conforme determina a Cartilha do Ministério da Saúde. A reunião também teve a participação de representantes do Departamento Jurídico da Secretaria.
Após a intervenção do SINEAL, o secretário entrou em contato com o Departamento Jurídico do Sanatório, onde solicitou o envio da lista completa dos enfermeiros (INVESTSUS) que cumprem todas as exigências contidas na Cartilha do MS, como: Em dia com o Conselho de Enfermagem, Inscrito no código da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), do Ministério do Trabalho, elegíveis; Esteja cadastrado no CNES do estabelecimento correto (aquele que possui vínculo); Não supere a carga horária total de 88 horas; Receba menos que o piso salarial.
A principal argumentação do SINEAL é que o complemento do piso não pode estar vinculado à produtividade. Vale lembrar que os recursos federais estão em poder da Secretaria de Saúde, referente ao complemento do piso de janeiro até setembro deste ano. A expectativa é que a lista do INVESTSUS seja enviada pelo Sanatório para a Secretaria. O secretário também se comprometeu em entrar em contato com a Procuradoria Geral do Município (PGM) para estabelecer o pagamento do complemento do piso para todos os enfermeiros lotados no Hospital Sanatório, independente de produtividade.