Enfermagem das UPAs Jacintinho e Tabuleiro do Martins decidem paralisar atividades

Em assembleia virtual conjunta do SINEAL e SATEAL, realizada nesta quarta-feira com a participação em massa dos profissionais técnicos de enfermagem e enfermeiros das UPAs do Jacintinho e Tabuleiro do Martins, a categoria deliberou pela paralisação das atividades pelo período de 24h em protesto ao não recebimento do complemento do piso salarial nacional da enfermagem, recurso federal enviado através do Governo do Estado e que até o momento NUNCA chegou ao bolso dos trabalhadores.

A expectativa é que a paralisação aconteça nesta segunda-feira (20), mantendo apenas 30% do contingente em serviço.

O recurso está retido na Secretaria desde setembro de 2023. De acordo com a empresa Insaude, gestora das UPAs, o estado não repassou os recursos Para o Instituto pagar aos profissionais.

A SESAU alega que os recursos não foram repassados porque as contas do Estado estão bloqueadas. A presidente do SINEAL, Cinthia Carvalho destaca que todas as medidas possíveis foram tomadas pelo Sindicato, cobrando da SESAU e do governo os valores que já foram repassados ao Estado pelo Ministério da Saúde, mas que até agora nenhum trabalhador recebeu.

“Enquanto isso, os trabalhadores estão pagando a conta sem ter acesso aos recursos dos quais tem direito. Não basta não pagar o piso salarial, ainda tem o recurso do complemento bloqueado por ingerência tanto da SESAU quanto do Insaude”, destaca o presidente Mário Jorge.


Tags:

Nossos Parceiros