Diretora do SINEAL integra o Fórum Nacional da Enfermagem
A diretora do SINEAL e da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Renilda Barreto foi reeleita para integrar a diretoria do Fórum Nacional da Enfermagem em eleição realizada na última terça-feira (13), em Brasília. A presidente da FNE, Solange Caetano também foi reeleita para a Coordenação Geral do Fórum, tendo como vice José Antonio Costa, o Toni, representante da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (ANATEN).
Renilda reafirma o compromisso com os profissionais de enfermagem de todo o Brasil, ressaltando que o Fórum de Enfermagem fortalece ainda mais a luta em defesa das categorias que fazem o conjunto dos trabalhadores da enfermagem no nosso país.
Ao longo dos anos o Fórum Nacional da Enfermagem tem se mostrado uma importante ferramenta na defesa dos interesses dos enfermeiros, técnico e auxiliares de enfermagem. “Este é um momento importante para a enfermagem brasileira. Precisamos de cada vez mais entidades representativas para realizar o trabalho de fortalecimento dos direitos e condições laborais dos enfermeiros brasileiros”, diz Renilda.
Negros e Negras
Ainda em Brasília, Renilda participou de uma reunião com a Articulação Nacional dos Negros e Negras da Enfermagem (ANEN) tendo como objetivo alinhar a parceria da Federação com a Associação e criar ferramentas para trabalhar a questão de negros e negras na enfermagem. A reunião também teve como tema discutir novas propostas para o 2º Encontro Nacional Sindical de Negros e Negras da Enfermagem Brasileira.
Histórico
Lembrando que recentemente a Federação promoveu o 1º Encontro Sindical de Negros e Negras da Enfermagem Brasileira, realizado nos dias 25 e 26 de julho de 2024, em Recife/PE. Foi um evento pioneiro de reconhecimento e valorização da contribuição significativa dos (as) profissionais negros (as) na enfermagem, que representam mais de 53% da categoria no Brasil. O encontro foi uma oportunidade única para discutir e buscar melhorias nas condições de trabalho e remuneração dos (as) profissionais negros (as) na enfermagem. É fundamental reconhecer a inestimável contribuição dos/as negros/as para a saúde do Brasil.