Variante do Coronavírus preocupa a Direção do Sineal

A Diretoria do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Alagoas (Sineal) quer conversar com o Secretário de Saúde de Alagoas, Alexandre Ayres, sobre a variante do Coronavírus, especialmente a brasileira. A Presidente da entidade, Renilda Barreto, quer pedir ao Governo de Alagoas empenho na imunização rápida de todas as enfermeiras e enfermeiros, antes que a situação do Amazonas se repita em Alagoas.

Segundo Renilda, percebe-se que há um um avanço da nova cepa do vírus que já chegou a Alagoas e atingiu outros 10 estados brasileiros, além de 19 países. "Preocupa-nos, além da questão de saúde pública geral, o fato de que são as enfermeiras e os enfermeiros os primeiros a lidar com essa mutação do vírus", disse a dirigente.

A diretoria quer saber quais atualizações nos protocolos foram adotadas pelo governo do estado para evitar novas contaminações e reinfecções pela P1, como é cientificamente conhecida a variante nacional. "O secretário já confirmou a circulação em Alagoas do vírus alterado. Não temos mais tempo a perder. Precisamos apenas nos certificar de que há protocolos de segurança para impedir o avanço nas contaminações locais pela variante", destaca Renilda.

Até o momento, as autoridades científicas ainda não sabem dizer se, além de mais contagiosa, a variante causa mais danos à saúde. Mas, já há informações de que ela é mais resistente. Por isto, o Sineal quer a imunização em massa como única alternativa para evitar maiores danos. "Vacinação já", são as palavras de ordem no sindicato.


Tags: Alagoas Audiência Maceió COVID-19 Coronavírus Maragogi Arapiraca atalaia reunião Rio Largo Responsabilidade

Nossos Parceiros