Setembro Verde pela doação de órgãos

O mês de setembro chegou e estampa a cor verde para lembrar as pessoas sobre a importância da doação de órgãos para salvar vidas. Por meio da campanha “Setembro Verde” são realizadas diversas ações e eventos para esclarecimento e conscientização da população sobre o impacto desse ato de amor ao próximo na vida de quem aguarda na fila por um transplante.

Vale destacar que o dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. A data foi idealizada pela Associação Brasileira de Transplante de Órgãos com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de ser doador de órgãos.

Em 2019, foram realizados 81 transplantes em Alagoas. Dentre eles, 69 de córnea, cinco de coração e sete de rim. Já em 2020 foram apenas 26 transplantes de córnea em razão da pandemia da Covid-19, quando as cirurgias eletivas foram suspensas. Segundo a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos, 377 pessoas estão na fila para receber órgãos no estado.

A presidenta do Sineal, Renilda Barreto, destacou a importância da campanha. "Doar órgãos é um ato de nobreza. Temos que desmistificar esse paradigma e conscientizar as pessoas que a doação é um ato que pode salvar muitas vidas", disse.


Tags: Nacional Orientação

Nossos Parceiros