Pesquisa da Fiocruz expõe as dores dos enfermeiros que estão na linha de frente

O programa Fantástico da Rede Globo exibiu ontem (21) uma grande reportagem sobre a saúde dos trabalhadores da saúde. A matéria tomou por base uma pesquisa realizada pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) com mais de 15 mil médicos e enfermeiros de 2.200 municípios brasileiros.

Os dados são estarrecedores! Quase a metade dos entrevistados (45,5%) possui mais de um emprego, enquanto outros 43,2% se sentem desprotegidos quanto à própria saúde. Ainda mais tristes são os números que atestam o adoecimento mental e psíquico dos profissionais.

De acordo com a Fiocruz, 15,8% dos entrevistados revelaram perturbações no sono; 13,6% disseram ter crises de irritabilidade e choro fequentes; outro 11,7% sofrem com o stress elevado e 8,3% têm pensamentos negativos constantemente. "Eu tive algumas crises de choro no plantão, crise de medo e inseguranças por medo do oxigêncio acabar", revelou à repotagem do Fantástico, a Enfermeira Tatiane Campos do Distrito Federal. Ela mesma foi uma das vítimas da Covid-19 no início de 2021.

A matéria, além de um grande serviço de utilidade pública, revelou ao Brasil um quadro bastante conhecido pela direção do Sineal. "A pesquisa da Fiocruz transformou em dados científicos uma realidade conhecida por nós que atuamos na saúde.  Não é de hoje que o sindicato luta e alerta contra o sofrimento de enfermeiras e enfermeiros desde o início da pandemia. Os números são importantes, porque respaldarão ainda mais a nossa atuação.", disse Cinthia Carvalho, dirigente do Sineal.

Tags: enfermagem Ciência Alagoas COVID-19 Coronavírus pesquisa