Covid: Sineal alerta para a necessidade do isolamento no carnaval

A Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) informou que não haverá carnaval, esse ano, nos 102 municípios do estado. Já o Governador Renan Filho (MDB) editou um Decreto suspendendo o ponto facultativo para o setor público estadual. No âmbito privado, a Aliança Comercial divulgou que o comércio de Maceió funcionará normalmente durante o carnaval que, em 2021, ocorre entre os dias 13 e 16 de fevereiro.

As decisões, especialmente no setor privado, sobre a abertura também levam em consideração as respectivas Convenções ou Acordos Coletivos de Trabalho. A Construção Civil, por exemplo, irá fechar no carnaval, pois a CCT do setor estabelece o feriado durante a festa de Momo.

O certo é que o trabalho dos profissionais de saúde não para, com ou sem carnaval, ainda mais em tempos de pandemia. Por isto, a Direção do Sineal decidiu reforçar a campanha para que as alagoanas e os alagoanos fiquem em casa no carnaval. "O distanciamento social ainda é o melhor método para evitar a contaminação pelo Sars Cov-2", alerta a Presidente do Sineal, Renilda Barreto.

Os casos de contaminação em Alagoas continuam crescendo. Até a segunda-feira, 8/2, houve um aumento de 100% na ocupação de leitos de UTI, chegando a 60% de leitos ocupados por pacientes da Covid 19. "Por isto, ainda não é hora para aglomerações. Carnaval tem todo ano, mas muitos podem não estar vivos para festejar em 2022, considerando-se a pandemia", disse a Enfermeira Cinthia Carvalho, que também é a Tesoureira do Sineal.

 

ATUALIZAÇÃO: Nesta qurta, 10, o Governador Renan Filho disse, durante entrevista coletiva, que voltou atrás na decisão de cancelar o ponto facultativo. Portanto, será feriado no carnaval para os servidores públicos estaduais.


Tags: Alagoas Maceió COVID-19 Coronavírus Arapiraca evento Responsabilidade

Nossos Parceiros